sabato 19 dicembre 2009

Contraprova-Atelier de Gravura

A necessidade do aparecimento da Contraprova agudizou-se numa altura em que a Cooperativa de Gravadores Portugueses ameaça tornar-se obsoleta em virtude da grave crise financeira que atravessa, sendo urgente para os gravadores a existência de uma alternativa a este local histórico.
 Composta por artistas plásticos e amantes da Gravura Artística, a Contraprova procura dentro do seu seio unir a tradição ao desenvolvimento e investigação sobre novos processos de gravura.


Dotar a área da Grande Lisboa de um espaço para o desenvolvimento desse objectivo surgindo como uma alternativa a todos os artistas que neste momento procuram forma de continuar a sua produção artística.


Procura-se também intervir em conjunto com a comunidade onde se inserir como forma de captar públicos para a Arte, promover a sua acção social, e ajudar no desenvolvimento dos seus membros a nível pessoal e cultural. Desenvolver nesse contexto projectos que contribuam para o reforço dos laços entre as pessoas que compõem essa Comunidade.

Promover acções de intercâmbio com outros países onde a Gravura Artística está mais desenvolvida, e com grupos similares organizar exposições, projectos culturais conjuntos, promover residências artísticas em Lisboa, etc.

Desenvolver com a Instituições edições de Gravura recorrendo aos membros que as compõem para o desenvolvimento artístico e à Contraprova para a impressão. Revitalizar uma actividade característica do passado no advento de um século marcado pela redefinição dos processos de difusão tipográficos.





Nessun commento:

Posta un commento